Todos nós temos dias em que estamos sem motivação, você não está sozinho nessa, acontece! Até as pessoas mais positivas e produtivas têm dias assim. Rita, especialista em qualidade de dados da BARE, compartilha suas ‘estratégias de sobrevivência’ para um Home Office mais produtivo, agradável e fala também sobre permanecer motivado durante todo esse período.

PARTE 1: CONFIGURAÇÃO PARA O SUCESSO: ROTINA & ESPAÇO DE TRABALHO

Acordar bem cedo ajudará você a ser mais organizado e a se preparar para o dia seguinte.

“Sempre que acordo bem cedo pela manhã, me sinto muito mais organizada e minha cabeça fica muito mais clara. Eu tenho uma rotina que mantenho todos os dias.

Primeiro, eu sempre abro minha janela para deixar entrar ar fresco e bebo um copo de água com limão. Escovo os dentes, concluo minha rotina de cuidados com a pele e me visto. Me visto como se estivesse indo ao escritório: Um look casual é essencial para aumentar a produtividade e estar pronto para videochamadas!

Arrumo minha cama e, em seguida, antes do trabalho, dedico alguns minutos para pensar sobre quais tarefas precisam ser feitas e priorizar as mais importantes… Estou pronto para enfrentar o dia!”

CUIDAR DA SAÚDE É UM HÁBITO

Manter-se saudável e mais ativo pode parecer ainda mais difícil quando se trabalha em casa. No entanto, veja isso como uma oportunidade de criar uma rotina para se manter saudável e alerta. Manter uma rotina ajudará você a encontrar tempo para exercícios em casa, seguir uma dieta saudável, obter vitaminas e água suficientes e dormir pelo menos 7-8 horas de um sono de qualidade.

Inclua cuidados com saúde mental em sua agenda. Alguns exemplos incluem afirmações na rotina de quem acorda cedo, leitura durante intervalos na rotina ou almoçar na varanda, se o tempo estiver bom.

ORGANIZE SUA MESA

Mantenha um espaço de trabalho simples e organizado. Quanto menos coisas ocuparem sua mesa, mais ideias criativas terão a oportunidade de iluminar o seu dia! Tente manter o essencial em sua mesa, coisas que são realmente necessárias no dia-a-dia para o seu trabalho e nada mais.

“Acredito que ter um ambiente de trabalho organizado sempre ajuda a ser mais produtivo e focado. Portanto, sempre que precisar planejar algo complicado, você terá espaço suficiente e uma mente mais clara para executar isso.”

FIQUE CONFORTÁVEL

Não, não é tão confortável que você acaba dormindo mais do que trabalhando, lembre-se! Mas é extremamente difícil manter o foco quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou esfregando as costas doloridas.

Invista em uma boa cadeira de escritório e verifique se está sentado em uma posição ergonomicamente correta em sua mesa. Se você ficar desconfortável sentado demais, tente uma mesa em pé em um canto da sala. Se o investimento em uma boa cadeira de escritório não está no orçamento, adicionar um pequeno travesseiro à cadeira para apoio nas costas é um truque simples e econômico.

Pequenas atualizações, como uma tela anti-reflexo para o seu computador ou óculos de bloqueio de luz azul, podem aumentar seu nível de conforto, permitindo que você se concentre em realizar seu trabalho.

DAR UM TEMPO

Fazer pequenos intervalos para exercícios pode ajudar a mudar de marcha, reorientar e te reenergizar ao longo do dia. Seu corpo e mente vão agradecer por isso!

Não se esqueça de fazer ‘quebra de olho‘ também! Reduza o cansaço visual seguindo a regra 20-20: olhe para algo a 20 metros de distância e segure-o por 20 segundos. Você ficará surpreso com a diferença que isso pode fazer!

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de planejar quando você terá seu horário de almoço e quanto tempo pode demorar. Espelhe a mesma rotina de trabalho que você teve no escritório. Se, no escritório, seu horário de almoço era das 12:30 às 13:00, mantenha esse mesmo horário ao trabalhar em casa.

ROTINA SEMANAL

Acompanhe seu progresso consistentemente incorporando check-ins rotineiramente. Por exemplo, analise e liste o que você pode e deve realizar semanalmente.

Isso fornece informações sobre suas prioridades e quais tarefas precisam ser definidas para a próxima semana, e também mostra todos os sucessos que você realizou!

PARTE 2: HORA DE CRESCER

Antes da pandemia do COVID-19, todos estavam reclamando da falta de tempo. Agora, muitos de nós têm tempo! Veja como uma grande oportunidade. Você tinha um hobby que queria experimentar, mas nunca conseguiu? Você prometeu a si mesmo na véspera de Ano Novo que este ano você fará isso acontecer? Agora é a hora. Comece com pequenas etapas e evolua a partir daí.

Inspire-se, aprenda coisas novas e se esforce para se tornar o melhor de si mesmo!

Comece pequeno: aprenda algo novo a cada dia. Isso aumenta com o tempo e o enriquecerá como pessoa. Experimente seus interesses. Você pode começar a aprender um novo idioma, ler mais livros ou encontrar tópicos no YouTube que você não conhece, mas que tem curiosidade.

Trabalhar em casa tem algumas distrações, mas essas dicas ajudarão você a iniciar e terminar seu trabalho a tempo, permitindo que o resto do dia seja para outras coisas que o fazem se sentir apaixonado.

Antes de dormir, escreva uma lista de tarefas prioritárias. No dia seguinte, inclua na sua rotina, verifique e priorize novamente o que você pode concluir para esse dia. A incorporação dessas ações em sua rotina as transformará em hábitos que ajudam a completar sua lista de tarefas a fazer!

DESTAQUE AS DISTRAÇÕES

Sim, você leu certo! Tente pensar nas coisas que o impedem de ser motivado e produtivo. Tente descobrir o que causa negatividade em sua vida: pode ser uma pessoa, maus hábitos, organização precária ou qualquer coisa que faça você se sentir ansioso, decepcionado ou triste. Trabalhe para eliminá-los da sua vida.

“Sempre sinto falta de energia quando minha dieta não é saudável, sempre que não consigo dormir o suficiente ou quando não estou devidamente organizada. Para voltar aos trilhos, presto mais atenção a esses aspectos específicos da minha rotina e depois tudo se encaixa.”

Às vezes, é uma pessoa próxima ao seu coração que pode causar mais mágoa e desmotivação. Tente falar com eles, eles podem não perceber como a atitude deles está afetando você. Também é bom dizer adeus a pessoas que não são boas para sua saúde mental. Se for um colega, entre em contato com seu gerente ou RH para mediação. Por fim, sua saúde mental e emocional pessoal deve ser sua prioridade número um.

DEFINIR LIMITES

Pode haver pessoas em sua vida que, por mais que você tente lembrá-las gentilmente, simplesmente não entendem que trabalhar em casa ainda significa trabalhar! Ensine a si mesmo a educar-se, mas com firmeza, a se desviar das distrações externas.

Programe uma chamada ou ‘tempo juntos’ fora do horário de trabalho, para que não se sintam esquecidos ou sozinhos. Defina expectativas e qual é um motivo aceitável para interrupção (como uma emergência ou necessidades sensíveis ao tempo). Por fim, depois que você informar as pessoas sobre seu horário de trabalho e que você não está disponível, não será necessário se sentir mal por estar indisponível por algo que não seja uma emergência real.

CELEBRE TODOS OS SUCESSOS!

Não espere que objetivos enormes sejam concluídos para fazer você se sentir orgulhoso. Faça uma lista das coisas que você conseguiu em sua vida e que fez você se sentir orgulhoso … por menor que seja. Orgulhe-se de suas realizações. O que pode parecer fácil para você, outros podem achar difícil!

Conte seus pequenos sucessos, dentro e fora do trabalho, e você será mais feliz e muito mais confiante.

Autora: Rita Veres, Especialista em Qualidade de Dados, BARE International Europe